Por que a insegurança do consumidor é a maior inimiga do e-commerce?

17 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 16 Google+ 1 17 Flares ×

Por que a insegurança é inimiga do seu consumidor?

As lojas virtuais conquistaram aos poucos um grande número de consumidores ao oferecerem a comodidade e a facilidade em adquirir todos os tipos de produtos e serviços na web. E os números no Brasil são realmente impressionantes: segundo dados do E-Bit, até o final de 2013 o setor deve crescer 25% em relação a 2012, teremos cerca de 51 milhões de e-consumidores em todo o país gerando um faturamento estimado de R$ 28 bilhões.

Mesmo com os números provando que o ecommerce está em alta, ainda é muito comum se encontrar comsumidores que tem o “pé atrás” na hora de comprar na rede. Acostumados ao atendimento mais próximo e personalizado das lojas convencionais, muitos consumidores não se sentem seguros o suficiente para comprar à distância. Para estes consumidores, a grande dúvida ao comprar pela Internet é: será que este e-commerce é confiável?

Se seguirmos neste contexto, a opinião de outros clientes que já compraram online é crucial para transmitir a confiança necessária ao consumidor indeciso e alavancar ainda mais as vendas. Não transmitir essa segurança é um problema que compromete o sucesso de qualquer negócio – imagine então quando falamos de um e-commerce. Por isso, não é difícil reconhecer a importância que uma ferramenta que coleta as opiniões de clientes que já fizeram uma compra em seu ecommerce pode fazer!

Mas por que a insegurança do consumidor é a maior inimiga de sua loja virtual?

Compras feitas “no escuro”: insegurança a vista!

Comprar na Internet ainda gera muita desconfiança e dúvidas nos consumidores, ainda que os ecommerces invistam milhões em sistema de proteção e que este meio de compras esteja cada vez mais difundido entre os consumidores.

Como a transação é completamente realizada na rede, muitos clientes se sentem “no escuro” ao comprar. O medo e a desconfiança gerados por histórias negativas com serviços de entrega ruim, produtos danificados e ineficiência do atendimento são questões que afetam muito o consumidor.

Na verdade, ele só precisa de um “amigo de compras” que traga a opinião sincera e isenta de moderação do ecommerce para que se sinta seguro que está fazendo a escolha certa da loja e do produto que deseja comprar. É neste sentido que uma ferramenta que colete essas opiniões e recomendações de consumidores que já usaram e aprovaram em sua loja virtual valem ouro!

Através da divulgação dos depoimentos de pessoas reais é possível criar, muito mais facilmente, uma relação sadia de confiança e engajamento com seus consumidores.

Se faltar confiança no seu consumidor,  suas vendas é quem sentem…

Muito mais que em uma loja física, um ecommerce precisa dedicar um grande trabalho em transmitir segurança ao cliente para prosperar. Como o contato entre loja e consumidor é indireto, a captação se torna mais delicada e exige uma maior dedicação.

Se um e-commerce não desenvolver boas estratégias para conquistar os consumidores que deseja ter, isto irá se refletir diretamente em suas vendas. Sem oferecer um serviço seguro, eficiente e de possuir uma boa reputação (conseguida através de opiniões de clientes reais!) não há loja virtual que consiga se manter no mercado.

Despertar a confiança, para todos os efeitos, é o segredo do seu sucesso!

O medo de crimes digitais e seus impactos

Existe ainda um outro lado nesta insegurança ao comprar na web. Com uma ocorrência significativa de crimes digitais, os e-consumidores estão cada vez mais desconfiados: muitas lojas virtuais e portais se escondem sob a fachada de “e-commerce” e aproveitam o ímpeto de comprar como a chance que faltava para fraudar.

Segundo estudo  da Fecomércio, cerca de 18% dos e-consumidores já foram vítimas deste tipo de delito, envolvendo principalmente o uso indevido de informações pessoais e problemas com cartões. O receio destas ocorrências e a divulgação de histórias de consumidores lesados impactam, mesmo que sem querer, em suas vendas.

Por isso, incentivar a pesquisa sobre a reputação das lojas virtuais através da opinião e dos comentários de consumidores antes de se fechar uma compra também deve ser um compromisso da sua loja também! Mostre abertamente como seu ecommerce trabalha, como você atende seus clientes, e qual a opinião que eles tem sobre todo o processo. Entender que seu e-commerce só conseguirá deslanchar se construir uma reputação de seguro e confiável pelo “boca-a-boca” de seus clientes é a chave do seu sucesso.

Gostou das informações? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 

17 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 16 Google+ 1 17 Flares ×

Comentários

Comentário

Postado: 13 de 2013 às 5:20 pm