Opiniões de clientes: como isso pode aumentar (e muito) sua taxa de conversão!

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Que tal você descobrir o poder das opiniões na sua loja online?

Responda rápido: você se sente mais seguro se antes de fechar qualquer negócio online, tiver referências de outras pessoas sobre o produto ou serviço que você quer comprar? Provavelmente sua resposta será “sim!”. Pois é exatamente isso o que acontece com os consumidores ao verem as opiniões positivas a respeito da sua loja virtual.

Para muitas pessoas, comprar pela internet produz um sentimento de estar dando um “tiro no escuro”. Isso porque apesar de toda a tecnologia e comodidade no comércio online, não há uma troca de informações entre consumidor e o vendedor e nem existe a possibilidade de ver de perto o produto.

Diante desse contexto, para converter mais visitantes em clientes é preciso que seu ecommerce forneça mais que informações técnicas que compensem isso. Além de fotos, vídeos, descrições detalhadas e boas ferramentas para o atendimento online, as opiniões de outros consumidores que já compraram em sua loja é o principal diferencial nesse processo, fazendo delas o papel do amigo de compra, que recomenda, responde dúvidas e dá o xeque-mate para a compra acontecer.

As opiniões dos seus clientes servem também de termômetro para o próprio ecommerce, uma vez que a partir dos seus feedbacks é que sua loja pode implementar melhorias, fazer mudanças e oferecer produtos e serviços cada vez mais direcionados aos seus novos consumidores.

Que tal você descobrir o poder das opiniões na sua loja online? Conheça como uma ferramenta tão simples pode aumentar consideravelmente suas vendas:

Coloque opiniões nas páginas de produtos

A grande maioria dos consumidores é propensa a comprar em lojas virtuais que possuem opiniões de clientes reais. Isso gera confiabilidade e segurança, fazendo com que os novos consumidores optem por comprar nessas lojas, independente do valor dos produtos.

A existência de widgets com as opiniões de clientes na própria página de produtos faz com que esses consumidores tenham acesso a informações verídicas (negativas ou positivas). Ainda mais quando essas informações não são coletadas diretamente pelo ecommerce, que usa uma solução independente para coletar e apresentar os feedbacks dos clientes.

O testemunho de clientes é uma das mais poderosas armas para melhorar a taxa de conversão da sua loja. É por isso que os ecommerces não devem temer a exposição das opiniões. Afinal, clientes satisfeitos se configuram como a melhor propaganda para seu negócio.

Se você adotar essa postura em sua loja você estará transmitindo a mensagem de que confia na sua qualidade, bem como demonstra que se importa com seus clientes. Os melhores ecommerces permitem que seus consumidores opinem e, além disso, disponibilizam as opiniões para que os demais consumidores possam acessar as informações, enriquecendo assim a experiência de compra na loja.

Ouça seus clientes: faça uma pesquisa de opinião

Pesquisar a opinião de seus clientes também é uma excelente ferramenta para avaliar a performance do seu ecommerce. Além de auxiliar a detectar falhas no seu negócio, a pesquisa também expõe a opinião de seus clientes sobre seu atendimento e produtos, podendo ser publicada para consulta dos novos consumidores.

Para os novos consumidores, não basta apenas saber quantos clientes compraram em sua loja. Para eles, também é importante avaliar por sí mesmos quais são os produtos mais vendidos e quais agradaram verdadeiramente esses clientes.

Também é interessante para eles conhecerem as opiniões sobre o atendimento oferecido por sua loja e, se houveram problemas nesse ponto, conhecer qual foi a atitude da sua loja para solucionar esse problema.

Exponha tudo o que foi resolvido

O que você prefere: ter um cliente que reclamou, mas teve seu problema resolvido e voltou a comprar em sua loja ou um ter um cliente que reclamou, mas não teve solucionado seu problema e simplesmente abandonou seu ecommerce?

É fato que ninguém gosta de ouvir reclamações, mas se as críticas forem usadas por você como formas de aprendizado, as opiniões negativas podem fazer sua loja crescer. A reclamação do seu cliente é preferível que a indiferença dele, pode ter certeza!

Disponibilize um canal no seu ecommerce para coletar os feedback (positivos e negativos) dos seus clientes. Dedique tempo para ouví-los e para entender cada ponto negativo. Responda-os de maneira personalizada, buscando ser acertivo e preocupado em mudar com essa opinião negativa. Busque deixar publica a resolução desse problema no site da loja, aproveitando para se desculpar e explicando soluções tomadas.

E você, acredita no poder das opiniões para melhorar a reputação do negócio e aumentar a taxa de conversão dos ecommerces?

Compartilhe conosco a sua opinião!

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Postado: 14 de 2014 às 4:55 pm
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