Como conseguir mais reviews através da confiança?

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Trustvox: Como conseguir mais reviews através da confiança?

De acordo com recente relatório da Nielsen, empresa especializada em pesquisa de consumo, após entrevistar 28 mil e-consumidores de 56 países, chegou-se à conclusão de que 92% das pessoas que compram pela internet confiam nas recomendações e opiniões de outros clientes mais do que em qualquer outra forma de publicidade.

Esses números não só reafirmam o poder das avaliações, como também aumentam a responsabilidade das empresas mediante seus clientes, que buscam reviews que inspirem confiança.

Além de avaliações confiáveis é necessário haver um volume de opiniões, caso contrário será mais longo e demorado o caminho para se chegar a credibilidade. É importante que os comentários positivos sejam mais frequentes que os negativos – mas, para que isso aconteça, os consumidores devem ser estimulados a opinar sobre os produtos e a relatar suas experiências de compra.

Se você deseja alavancar suas vendas utilizando as opiniões e avaliações reais de quem comprou em sua Loja virtual então esse post é para você: confira aqui algumas dicas e práticas que vão lhe ajudar a gerar engajamento e trazer os feedbacks que você precisa!

Respeite e responda todas as opiniões

Um dos fatores que motiva os consumidores a se manifestarem sua opinião sobre os e-commerces e produtos comprados é a presença ativa da loja virtual respondendo aos comentários e dando feedbacks sempre de forma ágil, educada e solícita. Já está comprovado que os benefícios das avaliações não se restringem à partilha de opiniões e recomendações, mas também à interação entre a empresa e seus clientes.

O contato direto entre e-commerce e cliente promove confiança, estreita os laços comerciais, aumenta a fidelidade e incentiva os consumidores, até então omissos, a deixarem suas impressões no espaço para as avaliações. Isso dá a quem lê – possíveis novos compradores – a segurança de que será igualmente ouvido e respondido.

Utilize bem o e-mail

E-mail, herói ou vilão das avaliações? Depende da abordagem. Se o e-mail pós-venda for utilizado da forma correta, usar uma linguagem clara e objetiva e der continuidade ao processo de compra, ele passa a ser um super herói que tem o poder de motivar comentários e elevar o número de opiniões.

Caso a abordagem seja inconveniente, complexa e pouco personalizada, as mensagens via e-mail tendem a ser ineficientes para gerar opiniões, se configurando assim como vilãs. Tudo é uma questão de planejamento e bom senso.

Incentive os clientes a opinarem

Incentivar os clientes é uma prática válida e que deve ser baseada em motivação verbal, marketing de atração, conteúdo de qualidade e interação via redes sociais, mas nunca em trocas financeiras.

Jamais ofereça produtos ou dinheiro como forma de estimular os comentários dos clientes. Isso é antiético. Grandes empresas que adotaram essa prática foram penalizadas pelas avaliações compradas, tendo inclusive que pagar multas altíssimas após terem sido descobertas.

Use uma ferramenta credível

Nenhum cliente vai escrever suas opiniões e comentários se a ferramenta disponível pela Loja virtual não possuir uma interface simplificada e informações transparentes sobre como funciona. Por outro lado, se essa ferramenta oferecer um espaço aberto para que somente o cliente que comprou realmente um produto conte abertamente sua experiência feliz de compra, sem que essas opiniões sejam moderadas pelo e-commerce ou simplesmente excluídos, certamente esses clientes se sentirão duas vezes mais propensos a registrarem o que sentiram.

O ideal é que os e-commerces optem sempre por uma ferramenta de opinião que possua um fluxo próprio de coletar as opiniões e que possibilitem que os comentários sejam gerados diretamente na página de produto da Loja virtual. Isso torna o processo de avaliação mais natural, espontâneo e confiável.

Preparado para conseguir mais reviews através da confiança? Compartilhe sua opinião com a gente! :)

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Postado: 24 de 2014 às 7:21 pm