Combatendo falsos reviews

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Startup Trustvox desenvolve projeto pioneiro no país

Matéria Revista Wide

Pioneirismo. Esta talvez seja a principal característica da startup Trustvox (http://site.trustvox.com.br). Primeira e única plataforma que assegura a veracidade de reviews no Brasil, a startup fundada por Tatiana Pezoa atua com o propósito de tornar a sinceridade padrão de mercado no e-commerce e, por consequência, gerar cada vez mais vendas aos comerciantes.

Por Tiago Bosco em 23/03/2015

Apesar de o projeto ser novo e inédito no país, a empresa já conta com grandes clientes, como Polishop, Época Cosméticos, Staples Brasil, Camisaria Colombo, Grupo Technos, Taco, Aleatory, Schumann, Lojas Pompéia, Shoulder, Trifil, Mash, Scala, entre outros.

WIDE Como foi desenvolver esse tipo de projeto pautado pelo pioneirismo? Quais foram os principais desafios encontrados por vocês?

TATIANA PEZOA A ideia inicial da Trustvox começou da experiência e aprendizado que tive de outra startup, na qual fui co-founder por quatro anos, a Ledface.

Resumidamente, Ledface era uma plataforma que utilizava inteligência artificial e coletiva. Nela, uma pessoa fazia uma pergunta sobre questões e dúvidas do dia a dia, sobre um assunto de conhecimento prático, ex: “Qual o melhor livro para uma criança de 10 anos conhecer Eistein?” e quem respondia eram pessoas que tinham a experiência e a vivência sobre o assunto. Tudo de forma anônima.

“Encaramos como uma verdadeira missão: a de fazer com que a sinceridade seja padrão de mercado, aumentando a confiança do consumidor no e-commerce brasileiro”.

Na Ledface, pude perceber de perto como as pessoas gostam de compartilhar o que sabem, como elas sentem necessidade de dividir experiências e “cabeçadas” para ajudar outras pessoas. Foi daí que, com o fim da Ledface, surgiu a necessidade de criar uma nova startup, em uma outra área de negócio na qual o conhecimento que havia ganho com a Ledface fosse utilizado na íntegra.

Pesquisando no mercado, percebi que o e-commerce é uma área que cada vez mais precisa dessa troca de opiniões sinceras e experiências de compra, de pessoas reais, ajudando os consumidores a escolherem melhor o que querem comprar e onde comprar, como também os proprietários/gerentes de e-commerce, que precisam conhecer de perto qual é a real opinião de seus clientes, qual é a reputação/credibilidade deles com seus clientes e quais são os pontos na operação (ex: entrega, qualidade do produto, preço etc.) nos quais os clientes estão apontando como problemáticos e/ou excelentes.

Desenvolver a Trustvox foi mais que uma necessidade. Encaramos como uma verdadeira missão: a de fazer com que a sinceridade seja padrão de mercado, aumentando a confiança do consumidor no e-commerce brasileiro.

WIDE Coletar somente opiniões de clientes que compraram no e-commerce nacional é um grande desafio…

TATIANA PEZOA Sem dúvida. Para muitos e-commerces, o que vale são opiniões, não se importando com a veracidade delas.

Para você ter uma ideia, 21% dos reviews publicados online são falsos, de pessoas que nunca compraram o produto. Isso acontece porque as lojas virtuais ainda encaram reviews como um “mal necessário”, habilitando uma ferramenta e deixando ela lá, para quem quiser escrever o que quiser; sendo que, o certo, é ouvir verdadeiramente seus clientes, ou seja, quem realmente passou pela experiência de compra na sua loja virtual.

“Nossa missão, além de acabar com a indústria de falsos reviews, é convencer gerentes e proprietários de e-commerces de que há uma forma diferente de se trabalhar”.

Por isso, nós desenvolvemos esse canal inovador com um fluxo inteligente, que convida apenas os clientes que realmente compraram no e-commerce para opinarem e avaliarem suas experiências de compra. Todos os reviews recebidos são auditados pela Trustvox, o que garante aos consumidores que as opiniões publicadas são 100% verdadeiras e sinceras, não moderadas e de clientes que verdadeiramente compraram um produto.

É uma quebra de paradigma. E nós estamos lutando para isso.

WIDE Outro grande desafio deve ser convencer gerentes e proprietários de e-commerces que não vale a pena moderar opiniões, verdade?

TATIANA PEZOA Exatamente. Quando chega a opinião negativa, a primeira reação dos e-commerces é eliminar imediatamente o review, como se o problema fosse desaparecer por ter sido apagado. Isso acaba com qualquer fio de credibilidade e imparcialidade que um potencial consumidor pudesse querer.

Para esse novo consumidor, o que resta de seguro é abrir uma nova “aba” no seu navegador e sair à procura de informações e recomendações verdadeiras que o façam sentir confiante para efetuar a compra. O problema é que esse consumidor quase sempre tem um destino certo ? o site Reclame Aqui.

Por isso, nossa missão, além de acabar com a indústria de falsos reviews, é convencer gerentes e proprietários de e-commerces com números, cases e outras informações de que há uma forma diferente de se trabalhar, utilizando a sinceridade para isso.

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Postado: 25 de 2015 às 5:57 pm
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