Qual o real aumento de tráfego na Black Friday? Qual será o horário de mais tráfego na loja?

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Saber os horários de mais acesso na sua loja durante a Black Friday e quanto vai ser o aumento real de tráfego é crucial para a preparação dos times de TI e Marketing para esta data tão esperada do ano.

TI pode (e deve!) utilizar esses dados para otimizar a infraestrutura de servidores ao máximo. Por isso compartilhe estas informações com todos os parceiros e fornecedores com as quais você trabalha, para que estejam alinhados e prontos para a demanda.

Mas não é só TI que pode se beneficiar. Para o departamento de marketing, estes dados são preciosos pois sabendo quais horários são melhores para divulgar os anúncios, você poderá definir ações táticas de comunicação e marketing. Além disso, poderá verificar durante o dia o uso do investimento utilizado e otimizar os resultados de venda.

Por isso, compilamos os dados de mais de 1.000 e-commerces brasileiros (clientes Trustvox) da última Black Friday.

Alguns insights importantes:

– Todo mudo se prepara para a sexta-feira, mas já na quinta-feira o aumento de tráfego é muito forte. Prepare-se para uma jornada de quinta, sexta-feira e sábado.

– Você precisa estar atento porque na quinta-feira (véspera) o tráfego já aumenta, chegando em quase 3x mais do que o normal a partir das 10:35 da manhã. Às 20:24 espere 4x mais tráfego que o normal e às 21:47, 5x mais!

– O grande pico de acessos de toda a Black Friday é na verdade na quinta-feira às 23:59! Espere 6x mais tráfego que o máximo de um dia normal.

– Durante a sexta-feira em si, a partir das 09:30 da manhã você já pode esperar 5x mais tráfego. No período da tarde há uma ligeira queda e à noite espere um tráfego 4x maior que o normal às 21:17.

– No Sábado pós Black Friday o tráfego continua 2X maior que o normal, a partir das 09:14 da manhã e até as 23:14. Não menospreze este tráfego e faça anúncios específicos para esse perfil de consumidor.

Para potencializar os resultados de vendas é muito importante entender a cabeça dos consumidores, ter empatia e compreender como eles pensam.

Para muitos consumidores o ideal é comprar nas primeiras horas da virada para conseguir as promoções logo no comecinho. A lógica é que com os grandes descontos e o estoque podem acabar.

Por isso é importante que sua equipe de marketing invista em uma cobertura estratégica de anúncios, para que os consumidores saibam que ainda há ótimas ofertas também em outros horários.

Outro ponto importante é que nos horários de pico, os sites costumam estar congestionados e a experiência de compra acaba sendo prejudicada. Invista anúncios também em horários com um pouco menos de tráfego.

Por exemplo, na sexta-feira entre 18:58 e 20:59, o aumento de tráfego é de 4x, o que é ótimo em termos de fluxo de visitantes e os servidores devem estar um pouco menos congestionados. Outro ponto interessante deste horário é que se houve queda ou baixa performance dos servidores no começo da Black Friday, neste horário já deve estar tudo mais estável.

E não se esqueça, não adianta só preço baixo e ótimas campanhas de marketing. Segundo o relatório do Google “Thanks God: it’s Black Friday” de Julho de 2017, preço é essencial, mas 51% dos consumidores tomam decisões de compra atrelados a confiança e experiência. Pra ter uma ideia mais exata, segundo o Google, a confiança é fator obrigatório na hora da compra para 40% dos consumidores.

Essa foi a realidade de mais de 1.000 e-commerces Trustvox na Black Friday passada. Não quer dizer que este ano vai ser exatamente igual, mas compartilhamos estes dados para que os lojistas possam se preparar o máximo possível e para que possamos ter a melhor Black Friday da história! Bora vender! 🙂

Publicado em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/aumento-trafego-na-black-friday/

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Postado: 1 de 2017 às 1:05 pm